Wednesday, July 2, 2008
O QUE JOÃO SALDANHA DIRIA SOBRE A FINAL DE ONTEM?
JORNALISTA, COMENTARISTA ESPORTIVO E EX-TÉCNICO DE FUTEBOL, JOÃO SALDANHA NASCEU EM ALEGRETE, RIO GRANDE DO SUL.
ELE FOI TREINADOR DO BOTAFOGO, NO FINAL DOS ANOS CINQUENTA, E DA SELEÇÃO BRASILEIRA ENTRE 1968 E 1969, QUANDO CLASSIFICOU-A PARA A COPA DO MUNDO DE SETENTA. O "COMENTARISTA QUE O BRASIL CONSAGROU" FICOU FAMOSO POR SEU ESTILO POPULAR DE COMENTAR O FUTEBOL BRASILEIRO, COM FRASES ANTOLÓGICAS COMO "SE CONCENTRAÇÃO GANHASSE JOGO, TIME DE PENITENCIÁRIA NÃO PERDIA UM".
ENTRE SUAS INÚMERAS ATIVIDADES, CONSTA QUE FOI ECONOMISTA, DIRIGENTE POLÍTICO, EMPRESÁRIO IMOBILIÁRIO, CORRESPONDENTE DE GUERRA E ATÉ GUERRILHEIRO ! SÃO TANTAS AS HISTÓRIAS QUE ALGUMAS COINCIDEM EM DIA E HORA. JOÃO SALDANHA ERA TÃO BOM NA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS QUE CONSEGUIA ESTAR EM ATÉ DOIS LUGARES AO MESMO TEMPO !
EM 1949, POR EXEMPLO, ESTAVA NA CHINA, PARTICIPANDO DA GRANDE MARCHA COM MAO TSÉ-TUNG, E AO MESMO TEMPO, JOGAVA PELADA EM COPACABANA. EM JUNHO DE 1950 COBRIA A GUERRA DA CORÉIA PARA UM JORNAL ITALIANO E AO MESMO TEMPO, ASSISTIA À COPA DO MUNDO NO BRASIL. NA MAIORIA DOS EVENTOS QUE O CONTADOR DE HISTÓRIAS JOÃO SALDANHA JURAVA TER PARTICIPADO ELE ESTAVA DE FATO POR ALI – NAS PROXIMIDADES. SÓ QUE SUA IMAGINAÇÃO IA MUITO LONGE...
EM 1934 MUDOU-SE COM SEU PAI, GASPAR SALDANHA, PARA O RIO DE JANEIRO. ARTICULADOR DA REVOLUÇÃO DE TRINTA EM TERRITÓRIO PARANAENSE, GASPAR SALDANHA ERA LÍDER DO INCONFORMISMO COM OS PLEITOS FRAUDADOS NAS ELEIÇÕES QUE LEVARAM O CAUDILHO BORGES DE MESDEIROS AO PODER.
A CONVITE DE ADEMAR BEBIANO, QUE ERA O PRESIDENTE DO BOTAFOGO, CHEFIOU DELEGAÇÕES DO CLUBE PELO BRASIL E NO EXTERIOR. EM 1957 PASSOU A SER O TÉCNICO DA EQUIPE, QUE FOI CAMPEÃ CARIOCA. COMO TÉCNICO DE FUTEBOL CLASSIFICOU A SELEÇÃO BRASILEIRA PARA AS FINAIS DA COPA DO MUNDO DE 1970. FORAM SEIS VITÓRIAS EM SEIS JOGOS. MAS ACABOU SENDO DEMITIDO DO CARGO DE TÉCNICO.
MUITO SE ESPECULA EM RELAÇÃO A ESTE EPISÓDIO. A HISTÓRIA MAIS FAMOSA DIZ QUE JOÃO SALDANHA FOI DEMITIDO PELOS MILITARES ! O BOATO TEVE ORIGEM EM UM EPISÓDIO QUE ACONTECEU DURANTE UM PROGRAMA DE RÁDIO. NO PIOR PERÍODO DA DITADURA MILITAR, ALGUÉM SOPROU AO OUVIDO DE JOÃO SALDANHA QUE O PRESIDENTE MÉDICE GOSTARIA QUE ELE CONVOCASSE O CENTRO-AVANTE MINEIRO DARIO.
AO OUVIR O PEDIDO, JOÃO SALDANHA TERIA RESPONDIDO AO MICROFONE : “O PRESIDENTE ESCALA O MINISTÉRIO DELE E EU ESCALO O MEU TIME”. DIAS DEPOIS, SALDANHA ERA CHAMADO PARA DESOCUPAR O SEU LUGAR E O JOGAR DARIO ERA CONVOCADO.
MAS SEGUNDO A BIOGRAFIA “JOÃO SALDANHA – SOBRE NUVENS DE FANTASIA” , ELE TERIA PEDIDO DEMISSÃO. CONHECIDO POR SUAS POSIÇÕES POLÍTICAS CONTRA A DITADURA MILITAR, SALDANHA CONCORREU À VICE-PREFEITURA DO RIO PELO PCB, EM 1985.
MORREU EM ROMA, DURANTE A COPA DO MUNDO DA ITÁLIA, EM 1990. ELE FEZ QUESTÃO DE IR À COPA, MESMO SABENDO DAS DIFICULDADES QUE ENFRENTARIA. JOÃO SALDANHA PARTICIPOU DA TRANSMISSÃO DE ALGUNS JOGOS E TAMBÉM DAS MESAS-REDONDAS PROMOVIDAS PELA TV MANCHETE.
O QUE SERÁ QUE ELE TERIA A DIZER SOBRE O A FINAL DA LIBERTADORES DE ONTEM?
ELE EU NÃO SEI, O QUE EU DIGOÉ: QUE AQUELE GOLEIRO FDP ROUBOU, E DEU UNS CINCO PASSOU PRA FRENTE DO GOL ANTES DO ÚLTIMO CHUTE DO FLU, AH, ISSO ELE ROUBOU!
SACO!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment