Tuesday, July 24, 2007

Youtube é novamente um divisor de águas e realiza um debate verdadeiramente democrata!


A noite de ontem representou um marco histórico nas campanhas políticas dos Estados Unidos e provavelmente do mundo.

Eu explico:

Em colaboração com o canal de TV CNN o site Youtube realizou um debate político com os candidatos `a presidência da república pelo partido democrático. Foi assim: As pessoas submeterem perguntas ao site Youtube em forma de vídeo. A CNN selecionou uma série de perguntas e teve como moderador o jornalista Anderson Cooper, que ao contrário de outros moderadores, não deixou os políticos saírem pela tangente. Se eles davam respostas evasivas, ele dizia: You did not answer the question.

Ma-ra-vi-lha.

A primeira pergunta em debate presidencial que veio diretamente do eleitorado, não foi bem uma pergunta, mas um pedido: o homem, visivelmente tatuado, vestia um boné e tinha um cavanhaque. E ele pediu: Por favor, façam algo "revolucionário": respondam as perguntas e não nos enrolem!

Em outro momento, um casal de lésbicas perguntou se a elas será concedido o direito de casar.

A idéia deste outro "casmento"; o do Youtube com a CNN foi sensasional. As perguntas foram "reais", pois vieram diretamente do povo. Refletiram as preocupações do povo e não da elite política. E a CNN, que é conservadora por natureza, trouxe ao debate a experiência de Anderson Cooper, o trabalho ético e jornalístico, além de misturar a camada da população que é mais velha, escolarizada e sim, elitizada, com as outras camadas da população, de todas as cores, religiões e camadas sociais.

Foi um debate realmente democrata!
bra-vo!

PS. Resta saber se os republicanos também farão parte de um debate deste tipo. Tomara que sim.

2 comments:

Anonymous said...

no dia em que, no Brasil, houver punição àqueles que não cumprem o que prometem, o país seria uma potência mundial e referência aos países em desenvolvimento!
bela iniciativa da emissora!

Unknown said...

eu tb gostei da idéia. Como disse, resta saber se os republicanos topariam uma empreitada como essa, né?
bjs